Saiba as tendências e peças que prometem ser hit segundo as coleções de verão 2022 internacionais
Do comprimento micro, passando pelo color block aos looks supersexy com transparências e recortes, listamos as principais tendências de moda de acordo com os desfiles internacionais de verão 2022. Tome nota!
1. Encurtou
Na semana de moda de Paris, a Miu Miu resgatou a tendência dos anos 2000 que menos esperávamos: a microssaia de cintura baixa, mesmo modelo usado por celebridades como Christina Aguilera e Beyonce na época. Mas não só a grife francesa encurtou o comprimento: o míni apareceu também na Versace, Bottega Veneta, Chanel, Missoni, Dior e até Emporio Armani, confirmando que vai reinar neste ano. A dica é usar a saia com peças mais clássicas, como sugere o styling da Miu Miu, que combinou camisa de algodão quase completamente abotoada e sapato de bico fino com meia.







2. O retorno da jaqueta biker
A jaqueta biker de couro está de volta (e talvez você até já tenha uma no armário) e ganhou diferentes versões nas passarelas. Enquanto na Acne Studios e Miu Miu tem modelagem mais justa, sem lapela e acabamento desgastado, na Balenciaga ela é oversized e cheias de zíperes, na Simone Rocha tem mangas bufantes, na Richard Quinn é cheia de tachas e pinos e na Alexander McQueen é misturada ao jeans.







3. Color block
Em sintonia com a tendência da “moda dopamina”, que levanta o humor, uma explosão de cores invadiu as passarelas. Na Valentino, por exemplo, o azul foi combinado ao marrom e ao cereja, enquanto na Halpern membros do Royal Ballet exibiram vestidos nos tons laranja e fúcsia. Se o color block é ousado para você, experiente o visual “caiu na tinta” com o look inteiro de uma cor só, inspirado em Emilia Wickstead – que mesmo sendo uma marca mais clássica também apostou em tons vibrantes para as suas criações.




4. Caudas dramáticas
Ao invés de fazer uma entrada triunfal, você fará uma saída espetacular com essa tendência que apareceu nas passarelas: caudas acompanharam a minissaia da Prada e os vestidos de festa da Carolina Herrera e da Gucci. Também apareceram em peças na Chanel, Louis Vuitton, Missoni e Emilia Wickstead.





5. Listras franjadas
As listras para este ano ganham um update ao serem combinadas com franjas, como visto na blusa da Louis Vuitton, nos vestidos de JW Anderson e na Jill Sander. Mas se o mix for ousado demais para você, opte pelas clássicas que também são tendência e aparecerem nas passarelas da Balmain, Fendi, Marni entre outras grifes em diferentes estilos.






6. Deu branco
Se você é minimalista e não se convenceu com o color block, saiba que o look branco da cabeça aos pés apareceu em vários desfiles: do estreante da semana de moda de Nova York Peter Do; passando pela sempre elegante The Row, grife das gêmeas Olsen; e em grandes marcas como Hermès, Valentino, Fendi e Chloé – só para citar algumas.





7. Sexy is back!
Depois de mais quase dois anos isolamento social, porções de pele à mostra despontam como tendência na moda traduzindo as saudades do contato humano. Além do comprimento micro, muita transparência e recortes apareceram na passarela – essa sensualidade é marca registrada de uma nova safra de designers, caso de Nensi Dojaka, vencedora do prêmio LVMH, e Ludovic de Saint Sernin, novo talento de Paris para ficar de olho.







8. Biquíni além das areias
O top de biquíni (e variações da peça) agora vai além das areias e passa a ser usado com calça. O styling dominou os desfiles de Milão, aparecendo em marcas como Fendi, Etro, Missoni e Versace, e também em Paris nas apresentações da Coperni e Isabel Marant.







9. Artesanal
As passarelas da semana de moda de Milão resgataram o trabalho artesanal como forte tendência. A Etro, por exemplo, apostou em tops e vestidos ultracoloridos de crochê, enquanto a Alberta Ferretti apresentou blusas com a delicada técnica de macramê. Já a Missoni levou à passarela vestidos de tricô estampados.




10. Anos 2000
Top de borboleta na Blumarine, cintura baixa na Coperni (e em várias outras grifes), calça cargo na Tom Ford… Não há dúvidas de que os anos 2000 estão de volta! E ninguém explorou tão bem o retorno da estética Y2K quanto a italiana Blumarine, que levou ainda à passarela bandanas, o comprimento micro usado por Christina Aguilera, o vestido jeans de Britney Spears, o top de tiras de Paris Hilton e por aí vai!





11. Let it shine
De paetês a cristais, os designers lotaram as passarelas com muito brilho, refletindo o desejo por roupas glamurosas após um longo período de moda casual com moletons e papetes.









*Fonte: VOGUE