Samsung registra marca Z Roll e revela novas telas dobráveis para o futuro

Marca inclusive já registrou o nome Z Roll, que seria o primeiro celular enrolável a usar tecnologia

A Samsung apresentou sua “visão de futuro” para as próximas telas de celulares, tablets e notebooks – em especial dispositivos dobráveis. Os displays foram divulgados por meio de um vídeo no YouTube feito para a Display Week 2021 e publicado na última terça-feira (18). No mesmo dia, a marca registrou a marca “Z Roll” na Europa, que pode estar relacionada ao primeiro celular enrolável da empresa.

As telas mostradas no vídeo foram projetadas para celulares, como a flexível “S-Fodable”, para notebooks como a “17-inch Foldable Laptop” e outros aparelhos como a “Portable Display”, a “Slidable OLED Display” e a “Under Panel Camera”. Vale ressaltar que todos são apenas protótipos, e ainda não tem data para chegar ao consumidor final.

De acordo com o vídeo, a “S-Fodable” é um tipo de tela OLED que pode ser dobrada em duas direções, e não apenas em uma só como no Galaxy Z Fold 2 e em outros aparelhos já lançados, por exemplo. Nesta nova versão, um painel de 7,2” teria duas dobradiças, permitindo ao usuário inclinar o display para dentro e para fora, conforme mostra a imagem acima. O objetivo prático para o usuário é que ele diminua consideravelmente o seu tamanho para caber em espaços ainda menores.

Com o padrão “Under Panel Camera”, a Samsung pretende levar para os notebooks a tecnologia que coloca a câmera por baixo da tela, já presente nos celulares. Assim, o usuário poderia ter um espaço de trabalho maior em um display sem borda. O protótipo de notebook chamado de Samsung Blade Bezel, apresentado no começo de 2021, já tinha esse conceito.

No vídeo, podemos entender que o recurso acima poderia trabalhar junto ao projeto “17-inch Foldable Laptop”, que tornaria o notebook também dobrável. Desta forma, uma tela robusta de 17 polegadas também abrigaria o hardware do laptop e, portanto, não haveria teclado e touchpad físicos.

Tela OLED do futuro poderia crescer para o lado, segundo o protótipo — Foto: Reprodução/YouTube

Tela OLED do futuro poderia crescer para o lado, segundo o protótipo

O “Portable Display” foi apresentado no vídeo sem muita clareza quanto a sua real aplicação. Entretanto, espera-se que seja algum tipo de tablet maior, mais fino e que também possa ser dobrado e funcionar como a central de mídias da casa. Além disso, o “Slidable OLED Display” é um protótipo de tela que pode ser esticada para o lado, ampliando a sua área de trabalho. Novamente, sem uma apresentação formal, a fabricante não deixou claro como isso poderia funcionar.

*Fonte: TechTudo

OUTRAS NOTÍCIAS

NOSSAS REDES

15FãsCurtir
8,187SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS