OMS (Organização Mundial da Saúde) declara pandemia de coronavírus (Covid–19)

Mas o que significa isso? Qual a diferença entre surto, epidemia e pandemia?

A própria OMS fez esta classificação:

Surto: Acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades. Em algumas cidades do Brasil, a dengue é tratada como surto (e não como epidemia), pois acontece em regiões específicas (um bairro, por exemplo).

Epidemia: Uma doença é considerada uma epidemia quando há números de casos acima do esperado em diversas localidades. A epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país. Exemplo: no dia 24 de fevereiro, vinte cidades já haviam decretado epidemia de dengue.

Pandemia: Em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta, quando a OMS começa a registrar casos nos seis continentes do mundo.  Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de epidemia para pandemia quando a OMS começou a registrar casos nos seis continentes.  A AIDS, apesar de estar diminuindo no mundo, também é considerada uma pandemia.

 Fonte: UOL

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o coronavírus como pandemia nesta quarta-feira (11). A doença já deixou mais de 4 mil mortos e cerca de 110 mil infectados em todo o mundo, a maioria na China, Itália e Irã. No Brasil, até o inicio da tarde desta quarta-feira a, informação oficial do Ministério da Saúde, apontava que 34 casos foram confirmados e outros 893 suspeitos. Outros dois casos foram confirmados, mas ainda não foram contabilizados e um novo boletim da Saúde deve ser divulgado ainda hoje.

Os dois pacientes do coronavírus no Distrito Federal são um casal que mora no Lago Sul e esteve em viagem pela Itália e pela Suíça, onde provavelmente contraíram a doença. A mulher está internada no HrAN em estado grave, O MARIDO está em isolamento domiciliar após testar positivo para o Covid-19 e o Governo do Distrito Federal (GDF) recorrer à justiça para que ele passasse a obedecer ao protocolo de isolamento estabelecido pelo Ministério da Saúde.

OUTRAS NOTÍCIAS

NOSSAS REDES

15FãsCurtir
8,187SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS