Do frio a novidades nos carros: 5 motivos para ficar de olho no GP de Imola.

Da mudança do calor do deserto no Bahrein para o frio da primavera europeia em Imola, somado às quase três semanas entre a primeira e a segunda etapas da Fórmula 1; ingredientes não faltam para ficar na expectativa do que pode acontecer no GP da Emilia Romagna, que começa às 10h (horário de Brasília), neste domingo (18). Após a Red Bull fazer a pole position com facilidade e a Mercedes vencer a etapa de abertura do campeonato, a aposta é de mais uma briga apertada na Itália. “Podemos ter vencido a primeira corrida, mas não estamos nos iludindo pensando que será uma temporada fácil. O carro ainda não tem um ritmo bom em uma volta lançada e a Red Bull parece estar na frente no momento. Estamos trabalhando para diminuir essa desvantagem”, disse o chefe da Mercedes, Toto Wolff.

Novidades nos carros Depois de quase três semanas desde a primeira corrida do ano, várias equipes devem trazer novidades para o GP da Emilia Romagna. A Alpine promete o maior pacote de todos, depois de ter decepcionado na primeira etapa. “Temos um pacote aerodinâmico para o carro neste final de semana, e também vamos usar os treinos livres para testar coisas que vão nos ajudar a planejar atualizações ao longo das próximas corridas”, explicou o chefe Marcin Budkowski. Outra equipe que pode ter novidades é a Red Bull, e a imprensa italiana também fala em atualizações na Ferrari, empolgada com a clara melhora observada na primeira corrida. A Haas também deve ter o que pode ser seu único pacote da temporada.

Previsão é de frio e possibilidade de chuva As temperaturas máximas não devem passar dos 15 graus, com ventos moderados mudando de direção ao longo do dia, o que é um cenário ruim para os pilotos porque é mais difícil fazer os pneus funcionarem e também controlar o carro nas freadas. E, para o domingo, a previsão é de chuva, com uma chance maior horas antes da corrida, mas ela pode continuar pelo período da tarde.

Zona de DRS mais longa em busca de mais ultrapassagens Segundo dados dos estrategistas da Aston Martin, apenas em Mônaco e em Singapura é mais difícil ultrapassar do que em Imola. Na corrida do ano passado, inclusive, descontando a relargada no final da prova, houve apenas seis ultrapassagens – uma delas, pela segunda posição, de Max Verstappen em cima de Valtteri Bottas. Para tentar ajudar nas manobras, que são difíceis principalmente porque a pista é estreita, a zona de DRS será mais longa neste ano.

AlphaTauri correndo “em casa” O time italiano, cuja sede fica a cerca de 15 minutos de carro da pista de Imola, tem alguns motivos para esperar uma boa corrida neste final de semana. Ano passado, Pierre Gasly conseguiu o quarto lugar no grid, embora uma quebra tenha acabado com sua corrida. Neste ano, o time foi o único a testar na pista italiana, e vem de um fim de semana no Bahrein em que mostrou ter diminuído a desvantagem em relação ao concorrido grupo de McLaren, Ferrari, Aston Martin e Alpine. “Ainda há áreas em que podemos melhorar, ainda que nosso ritmo seja bom. Mas, como estamos no começo da temporada, podemos esperar que qualquer um possa progredir ao entender melhor como otimizar o carro”, alertou Gasly.

Todos de olho nos limites de pista Depois das discussões da última corrida, a direção de prova estará pressionada para deixar as regras de limite claras na corrida deste domingo. Isso, numa pista que deu trabalho para Michael Masi no ano passado, uma vez que o diretor de prova teve de alterar duas vezes o documento que rege esse tipo de determinação (mesmo em uma prova que teve só dois dias de atividades ao invés de três). “Imola é conhecida por ser uma pista em que você tem de atacar as zebras”, explicou Mick Schumacher, que estreia no circuito italiano com a F1, mas já correu por lá nas categorias de base.

O GP da Emilia Romagna teve a programação alterada por causa do funeral do Príncipe Philip, do Reino Unido, no sábado (17). As duas sessões de treinos livres da sexta-feira começam às 6h e às 9h30. O terceiro treino livre, no sábado, é disputado a partir das 6h e a classificação começa às 9h, sempre pelo horário de Brasília.

Fonte: UOL Pole Position

OUTRAS NOTÍCIAS

NOSSAS REDES

15FãsCurtir
8,187SeguidoresSeguir
- Publicidade -https://analytics.adforce.com.br/auth/eyJhbGciOiJIUzI1NiIsInR5cCI6IkpXVCJ9.eyJ1c2VyX25hbWUiOiJBbsO0bmltbyIsInVzZXJfcm9sZSI6IlNJVEUiLCJhY2NvdW50X2lkIjo4NywiY2FtcGFpZ25faWQiOjQ4MDcsInNpdGVfaWQiOjI1NjgsInRlYW1faWQiOjE2LCJ1c2VyX2FuYWx5dGljc19hY2Nlc3MiOnRydWUsInVzZXJfYWRtaW5fYWNjZXNzIjpmYWxzZSwidXNlcl9tZWRpYWtpdF9hY2Nlc3MiOmZhbHNlLCJpYXQiOjE2NDk0NTMyMTAsImV4cCI6MTY1MjczNjQxMH0.LuEC5tpNE0aCEoH9xHymfUK0dMCbY7Ar9EM-Wt0DwUw

ÚLTIMAS NOTÍCIAS