COZINHA | O conceito aberto ditou a circulação do espaço, criando um ambiente mais amplo para que os moradores pudessem aproveitá-lo. A marcenaria é assinada pelo Cheiro da Mata e as bancadas fornecidas pela Prime Marmoraria (Foto: Divulgação / Denilson Machado / MCA Estúdio | Produção: Andrea Falchi)
O espaço é um dos destaques do projeto, pois tem layout planejado em U, permitindo o uso livre da bancada para receber bem os convidados
O sonho da casa própria foi concretizado para este casal carioca. Não apenas compraram o imóvel que sempre quiseram, como também o reformaram totalmente, mudando toda a estrutura da planta para garantir que cada cantinho ficasse do jeito que sempre imaginaram.
A casa de 500 m², no Jardim Guanabara, no Rio de Janeiro, encantou-os desde o início, mas faltava uma reforma para agradá-los totalmente. Toda a planta foi reconfigurada para criar novos ambientes e deixá-los integrados.


A designer de interiores Livia Amendola e o engenheiro civil Rômulo Campos, do Studio Livia Amendola (@studioliviaamendola), comandaram a reforma que durou apenas três meses, além de um ano para obra e finalização.
O principal pedido do casal era ter uma cozinha aberta, para receberem melhor os convidados. A dupla ama cozinhar e tinha o ambiente como coração da casa. Uma ilha com cuba espaçosa foi colocada no espaço para remeter ao estilo de fazenda.



A casa tem dois andares e está separada por área social, no pavimento térreo, e íntima, no andar superior. No piso de baixo, um jardim de inverno, que dividia a sala da cozinha, foi demolido.
Os moradores ainda não concluíram a obra de fato. Uma segunda etapa, em reta final de montagem, prevê uma reforma na área externa, garantindo mais espaços de lazer – como área gourmet, piscina, adega-cave, cinema, academia e salão, além de uma lavanderia e depósito.



Na área interna, a escada em L foi parcialmente demolida, a fim de deixar um lance só entre os andares. No andar superior, a varanda do quarto foi diminuída para trazer um espaço extra para o quarto, permitindo a criação de um closet em L.


O banheiro da suíte e o quarto de hóspedes foram unificados para criar uma grande sala de banho para o casal. O banheiro da suíte do bebê – membro futuro da família – teve uma nova porta adicionada para convertê-lo em banheiro canadense.

“Na área social, escolhemos cores neutras para as paredes e os pisos, e combinamos preto com madeira para imprimir ao décor um toque de modernidade e elegância, com originalidade. No quarto do casal, as paredes também tem tons neutros e a marcenaria foi executada com uma madeira mais clara, contrastando com a cabeceira da cama, estofada com um tecido cinza mais fechado. Além de super elegante, a roupa de cama em tons terrosos deixou o espaço mais caloroso e acolhedor”, finaliza Livia.


*Fonte:Casa e Jardim Revista