Experts dão dicas de formatos e quais pincéis escolher
Quem nunca passou aquele perrengue na hora de comprar um pincel de maquiagem? As opções são muitas e, muitas vezes, a diferença entre um e outro é tão mínima que na hora de confirmar a compra você se pergunta 10 vezes se está comprando o pincel certo. Acertamos? Pensando em te ajudar, convidamos as maquiadoras Brigitte Calegari e Amanda Raimondi para montar o kit de pincéis perfeito.

Antes de efetuar a sua compra, tenha em mente buscar pinceis bem fofinhos, independente da função deles. “Quanto mais fofinhos, macios e mais cerdas, mais natural e suave fica o acabamento da maquiagem”, indica Brigitte Calegari.
Para base, corretivo e pó

O língua de gato foi um clássico durante anos para aplicar a base, mas de uns tempos para cá vem perdendo espaço para os pincéis mais fofinhos e arredondados. “A ideia é encontrar um de tamanho médio para conseguir trabalhar bem a base e alcançar áreas menores do rosto, como ao redor dos olhos”, explica Brigitte.
Amanda é fã dos pincéis ditos “para pó” para aplicar base: “Eles esfumam muito bem e deixam a pele com um acabamento leve e suave”.
Para o corretivo, também vale usar um pincel de esfumar sombra, para garantir o efeito mais difuso. “O achatado acaba acumulando muito produto ao redor dos olhos”, para Brigitte, ele pode ajudar a marcar as linhas de expressão.
Para o pó propriamente dito, as maquiadoras são fãs de versões menores, para selar partes pontuais do rosto. Procure os redondos alongados.
Para blush e iluminador

Atenta ao tamanho! Um pincel de blush muito pequeno pode marcar demais e não esfumar o suficiente, já o muito grande pode garantir o efeito de “chinelada na cara” (não queremos, né?). Procure uma versão macia e média, que se encaixe bem nas maçãs do rosto.
Quando o assunto é iluminador, Brigitte indica um pincel mais longo: “Ele traz mobilidade e evita que o iluminador fique concentrado nas têmporas”.
Para sombra

Para um kit iniciante, aposte em pincéis que garantam o efeito esfumado e, na hora de concentrar o produto, aplique dando leves batidinhas com o dedo. “Procure pincéis de sombra com a base e a ponta arredondadas”, Brigitte dá a dica.
Mas, e o tamanho? Aí vai de você e do seu formato de olho. Se sua pálpebra é menorzinha, escolha pincéis de cerdas mais curtas. Se for um olho maior, pode investir em pincéis mais alongados.
*Fonte: GLAMOUR