Cabify anuncia que vai deixar de operar no Brasil

Aplicativo, que só vai funcionar no país até 14 de junho, atribui saída à crise econômica do país

SÃO PAULO – O aplicativo de mobilidade Cabify, concorrente do Uber e da 99, anunciou nesta sexta-feira que vai deixar de operar no Brasil a partir de 14 de junho. A empresa de origem espanhola atribui sua saída à crise econômica provocada pela pandemia de coronavírus.

“Com tristeza comunicamos que este será o último mês que nos moveremos pelas cidades do Brasil. A partir do dia 14 de junho deixaremos de transportá-los de Cabify”, disse a empresa em um post nas suas redes sociais.

O Cabify pertence à espanhola Maxi Mobility, e no Brasil adquiriu a plataforma Easy Taxi em 2017. O aplicativo Cabify opera atualmente em 11 países. No Brasil, atendia às cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santos e São Paulo.

No Brasil, o Cabify enfrentava dificuldades há anos em obter adesão de usuários e de motoristas, em parte porque suas tarifas eram, na maioria dos casos, superiores às cobradas pelos concorrentes mais famosos, como Uber e 99. Dos motoristas, o aplicativo também exigia carros mais novos do que as demais plataformas de mobilidade.

“O mercado brasileiro ainda é muito afetado pela grave situação sanitária do país e pela crise sócio-econômica local causada pela Covid. Este contexto dificulta a criação de valor e tem levado a empresa a parar sua operação no Brasil”, disse a Cabify em nota.

A multinacional também comparou o nível de recuperação da operação brasileira com o de outros países em que opera. O aplicativo vai manter suas operações em Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai.

“Todas as cidades da América Latina e da Espanha onde Cabify está presente mostram bons índices de recuperação em comparação com o nível de atividade anterior à pandemia e, em média, a demanda global de viagens da Cabify se recuperou em 75% até o final de 2020. Além disso, em alguns mercados, 100% da demanda foi reativada durante os primeiros meses de 2021”, diz a nota do Cabify.

Na manhã desta sexta-feira, motoristas e alguns usuários do aplicativo receberam emails da empresa sobre o fim da operação brasileira. No texto, porém, o Cabify não explica os motivos da decisão.

“Deixaremos de operar no Brasil a partir de 14 de junho. É com tristeza que lhe dizemos isto depois de termos percorrido tantos quilômetros juntos. Entretanto,  todos os motoristas podem continuar a trabalhar e obter renda até a data de fechamento”, diz a mensagem recebida por motoristas do app.

Mesmo com sua saída do Brasil, o Cabify ainda terá de responder, em São Paulo, às investigações iniciadas pela CPI dos Aplicativos de Mobilidade, instalada pela Câmara Municipal paulistana em março. A comissão quer investigar como são contratos das empresas por aplicativo que atuam na capital paulista, o recolhimento de impostos para o município e a avaliação da situação trabalhista dos motoristas. O vereador Adilson Amadeu (DEM) preside a CPI.

Fonte: O GLOBO

OUTRAS NOTÍCIAS

NOSSAS REDES

15FãsCurtir
8,187SeguidoresSeguir
- Publicidade -https://analytics.adforce.com.br/auth/eyJhbGciOiJIUzI1NiIsInR5cCI6IkpXVCJ9.eyJ1c2VyX25hbWUiOiJBbsO0bmltbyIsInVzZXJfcm9sZSI6IlNJVEUiLCJhY2NvdW50X2lkIjo4NywiY2FtcGFpZ25faWQiOjQ4MDcsInNpdGVfaWQiOjI1NjgsInRlYW1faWQiOjE2LCJ1c2VyX2FuYWx5dGljc19hY2Nlc3MiOnRydWUsInVzZXJfYWRtaW5fYWNjZXNzIjpmYWxzZSwidXNlcl9tZWRpYWtpdF9hY2Nlc3MiOmZhbHNlLCJpYXQiOjE2NDk0NTMyMTAsImV4cCI6MTY1MjczNjQxMH0.LuEC5tpNE0aCEoH9xHymfUK0dMCbY7Ar9EM-Wt0DwUw

ÚLTIMAS NOTÍCIAS