Ibaneis lança projeto-piloto de estruturação da Segurança Pública na Estrutural

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, nesta tarde de terça (22), lança o projeto de Área de Segurança Prioritária (ASP) na cidade Estrutural, que durante 90 dias realizará ações integradas visando levar para a região serviços públicos com foco na segurança pública.

A Secretaria de Segurança Pública criou o projeto de Área de Segurança Prioritária (ASP).

Trata-se de iniciativa do Projeto Mais Seguro do Governo do Distrito Federal, envolvendo todas as forças de segurança, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública com a finalidade de promover ações integradas de segurança para o enfrentamento da criminalidade e ações coordenadas de cidadania, ofertas de serviços públicos e integração com a comunidade.

A definição do local foi definido se baseando em levantamento de informações e minuciosa análise criminal. Ao longo de três meses, na Cidade Estrutural se instalará a ASP, recebendo ações integradas de prevenção à violência garantindo a qualidade de vida para a população.

O governador Ibaneis Rocha ressaltou que no DF há as melhores condições, polícias extremamente preparadas PMDF de altíssimo nível, PCDF das mais técnicas que o país pode apresentar. Talvez a melhores polícias da América Latina são a do DF. Além de unidade do Corpo de Bombeiros de altíssima qualidade e esse projeto que vem par mudar a história da Estrutural e do DF.

Ibaneis realçou que hoje o ministério da Segurança Pública está nas mãos de alguém que conhece muito do setor que quer fazer Segurança Pública de qualidade no país.

“O presidente Bolsonaro está de parabéns por ter levado você para o Ministério da Justiça e por ter substituído um ministro que não entende nada de segurança pública, que o ministro Moro e que também se mostrou um desconhecedor do combate à corrupção porque o Supremo está derrubando todas as suas sentenças.”]

Sobre a Estrutural, o governador disse que após 90 dias “com os índices de criminalidade lá em baixo, mas vamos levar cidadania para essa cidade, prestar serviços a essa população, é a presença do estado dentro de uma comunidade, mostrando a ela que o estado existe e ele é feito para protege-la.”

“Tenho convicção que esse é um projeto de muito êxito”, concluiu Ibaneis Rocha.

Processo de instalação

secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo Sousa, durante discurso, informou que se concretiza um projeto que remonta o início do mandato do governador Ibaneis Rocha. Foi realizado o mapeamento, o levantamento de áreas de vulnerabilidade desde o início de 2019.

A proposta da ASP é trazer serviços públicos com foco na segurança pública. As ações são coordenadas entre a Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Governo e Casa Civil para oferecer serviços que previnam a evolução de crimes.

“A intenção é de que em 90 dias é que possamos integrar uma cidade muito mais organizada, mais tranquila e a possibilidade de poder mudar a realidade dessas pessoas. Destaco a atividade que a Secretaria de Mulher vai ter no tratamento de violência doméstica que será foco da nossa atuação aqui”, explicou Sousa.

Diferença para a Estrutural

administradora da Cidade Estrutural, Vânia Gurgel, comemorou a instalação do ASP, por se tratar de um sonho realizado por muitos. “Vamos derrubar esse 0,72% de vulnerabilidade, somos quase 35.854 habitantes e temos pessoas que merecem respeito, dignidade e qualidade de vida. Estamos juntos com todos os secretários, trazendo essa diferença para a Estrutural.”

Também presente à cerimônia, o deputado distrital Hermeto (MDB), falando em nome da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) destacou que o governador Ibaneis Rocha não só trabalha preocupa com as obras de infraestrutura, mas também com segurança pública. Ele lembrou como estava fora de sintonia a integração das polícias.

“Há um tempo atrás, as polícias viviam se bicando. Com esse governo, esse comando único que o senhor colocou, governador, que o secretário de Segurança é o comandante das forças de segurança pública o senhor usou a ordem natural da coisa. E, hoje, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros são integrados, sem diferença, vaidade.”

Hermeto divulgou que será instalado um quartel da PMDF com mais de 300 policiais. “A Asp vai ser levada a todo o Distrito Federal porque competência, qualidade, a Secretaria de Segurança tem”, complementou o parlamentar que é subtenente da PMDF.

ministro da Segurança Pública, Anderson Torres, informou que convidou o secretário Nacional de Segurança Pública,  Coronel Carlos Renato Paim, dada a importância do lançamento da ASP na Estrutural. Segundo ele, é um projeto que precisa ser levado para o Brasil inteiro. “É um projeto estruturante de segurança pública para as principais áreas de mais violência em nosso país.”

Torres contou que foi, primeiramente, um ataque à violência que se impunham naquele momento, graças ao apoio do governador Ibaneis Rocha, que desde o primeiro dia apoio a segurança pública do DF. Ele salientou que foram colocados em Brasília projetos estruturantes que permaneçam em atividade, inclusive para a história do DF.

“Esse é um projeto que vai ficar para a história do DF. A segurança pública observar uma cidade, sob todos os seus aspectos. Levantar os problemas sob o nosso olhar, porque tudo isso reflete nos números da segurança pública, nos problemas do dia a dia da população, na qualidade de vida e para o governo para que o governador possa tomar as decisões que resolvam também o problema da segurança pública.”

O atual ministro, que foi um dos idealizadores do projeto ASP, informou que o modelo é francês e de sucesso comprovado e foi adaptado ao Brasil. “Precisamos pegar esse modelo, estudar os principais locais de violência do país”, reforçou, acrescentando que é mais do que chegada a hora de sair das ações de emergência e implementar projetos estruturantes de segurança pública. “Começar pela Estrutural vai ser uma grande escola”, frisou.

Estiveram presentes à cerimônia a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, secretária da Mulher, Erika Felippelli, secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo Sousa, secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, secretário de Juventude, Kedson Mário Rocha Cirilo, secretário de Educação, Leandro Cruz.

Além do Comandante-geral da PMDF, Coronel Márcio Cavalcante Vasconcelos, Subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do DF, Coronel Rogério Alves Dutra, delegado-geral da PCDF, Robson Cândido da Silva, diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia Rocha, secretário Nacional de Segurança Pública, Coronel Carlos Renato Paim.

Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Por Maurício Nogueira

*Fonte: tudooknoticias

OUTRAS NOTÍCIAS

NOSSAS REDES

15FãsCurtir
8,187SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS